Retirado de: http://organizacaopopular.wordpress.com/2013/04/30/cooperativa-roca-1-de-maio-dia-do-trabalhador/Divulgamos aqui o texto da Cooperativa Roça,

 

images

Divulgamos aqui o texto da Cooperativa Roça, do Complexo da Maré. A Roça conta com um militante da Organização Popular.

Em maio de 1886 na cidade de Chicago nos EUA, manifestações para reduzir a jornada de trabalho de 16(!) para 8 horas resultaram na morte de trabalhadores pela polícia. 3 anos depois, no âmbito da Segunda Internacional Socialista decidiu-se com referência a esta tragédia, escolher o 1° de Maio como dia de homenagem á classe trabalhadora e suas lutas e conquistas. É um dia para lembrar que, enquanto trabalhadores, somos explorados e somente com muita e contínua luta, à base de colaboração e solidariedade com os demais trabalhadores, podemos conquistar melhorias das nossas condições de trabalho, nossas condições de vida. Nisso, em plena época de precarização das relações de trabalho, é também um dia de lembrar-nos que somos tod@s  proletarizados: micro-empreendedores, camelôs, donos ou donas de casa, funcionári@s, trabalhadores autônomos,… – somente ao juntar força e esforços, pela organização popular, uma sociedade menos desigual e injusta é possível.

A história das favelas também é fruto dessa luta, foram a auto-organização e o coletivismo (mutirões!) que tornaram as favelas lugares de convivência das classes exploradas e dominadas. 1° de Maio – Dia do Trabalhador, dia da luta e da resistência dos moradores das favelas! Comemoremos esta data na Roça! com filmes, debate, música,…

Venha participar da FESTINHA “DIA DO TRABALHADOR”

SEXTA 03 DE MAIO, 20h Loja da Roça!, Rua Caetés, 82 – Timbau, Maré

Programação: Curta “Maio, nosso maio” com troca sobre a questão do trabalhador, da luta das classes exploradas, etc. Durante a noite: Longa “Tempos Modernos” de Charley Chaplin e outros filmes e imagens Haverá bebidas, caldo e outras comidas oferecidas pelo trabalho coletivo da Roça!

Deixe um comentário