Quinta GEA 07.10.10

O Grupo de Estudos sobre Autogestão, se reuni a mais de um ano de forma autonoma, realizando seus encontros deestudo dentro do tema da autogestão e buscando estabelecer formas horizontais de praticar tal estudo.

Nesta quinta-feira 07.10.10, como de costume estaremos nos encontrando no anfiteatro 600 do prédio Dom Pedro I (campus UFPR Reitoria) a partir do meio-dia.

Continuaremos a discussão da semana passada que era da leitura do capitulo III do livro a Ideia dos Sovietes, que se encontra na pasta Grupo de Estudos Autogestão, na fotocopiadora Reitoria, próxima ao prédio da Reitoria na Rua Amintas de Barros (ao lado da casa das bolachas).

Esperamos os interessados.

No livro, o autor búlgaro desenvolve a idéia dos sovietes, mostrando suas origens e distanciando-a daquilo que ficou conhecido no século XX com o desenvolvimento da União Soviética. Para Vassilev, a origem dos sovietes é libertária e possui raízes nas experiências libertárias dos séculos XIX e XX, não possuindo nada em comum com o “sistema soviético”, concretizado de maneira autoritária e centralista, que submeteu as diversas localidades da Rússia revolucionária a um poder central de Moscou. Vassilev defende que a idéia dos sovietes, ao contrário, é uma nova organização social, “livre e comunista, com a regulação da produção e da distribuição dos bens na futura sociedade por meio de encontros, reuniões de trabalho entre delegados diretos, sempre substituíveis e desprovidos de qualquer poder, das organizações profissionais e dos centros de distribuição.” Ele continua: “esta idéia nada tem em comum com o caráter próprio dos bolcheviques, sua tendência estatista e seu sistema ditatorial na regulamentação da vida social.” Vassilev trabalha a origem e o desenvolvimento histórico desta idéia dos sovietes, passa por seu surgimento, pela evolução da idéia dos conselhos na Rússia e das relações dos anarquistas russos com ela.

http://www.alquimidia.org/faisca/index.php?mod=pagina&id=1605

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s