Estudantes de Comunicação mobilizados‏

O coletivo Quebrando Muros admira a coragem dos estudantes de comunicação em ousar lutar por uma universidade de melhor qualidade. Principalmente neste momento em que as forças dos movimentos sociais se encontram em um imobilismo.

Abaixo reportagem postada no blog do centro academico de comunicação social ufpr http://cacosdaufpr.blogspot.com/search?updated-max=2011-03-20T21%3A00%3A00-03%3A00&max-results=7.

Estudantes de Comunicação mobilizados

Os estudantes de Comunicação Social da UFPR estão mobilizados em campanha por diversas melhorias para o curso. Intitulada “Floresta de pernas para o ar” (Floresta é como, carinhosamente, apelidamos nosso campus), a campanha começou essa semana tendo como principal reivindicação a alteração no Regimento de Estágios do curso.

No final do ano passado foi aprovado um novo Regimento de Estágios para a Comunicação. Válido para os estágios obrigatórios e não-obrigatórios, o Regimento impossibilita grande parte dos contratos por vários motivos, como a possibilidade de estagiar somente a partir de 50% do curso concluído, a não-assinatura de contratos durante as férias entre outros. Como a nossa formação é insuficiente, o estágio enquanto experiência prática é parte essencial do curso e, sob essas condições, torna-se impossível estagiar. E como a Universidade não oferece condições à permanência de todos os estudantes, o estágio é também utilizado muitas vezes como única fonte de renda.

Além disso, há as questões estruturais que estão há muito tempo pendentes no campus: a falta absurda de técnicos para auxiliar os estudantes nas disciplinas práticas, a ausência de professores que estão afastados há tanto tempo por um atestado médico questionável, a falta de iluminação, de segurança, de acesso a deficientes físicos, de calçamento, de biblioteca, entre outros.

Com todos esses problemas, fica evidente como os estudantes de Comunicação Social vêm sendo prejudicados pela falta de organização, de informação e também pelo descaso com que somos tratados na Floresta. Por isso, amanhã, dia 17, haverá um assembleia com todos os estudantes para definir os próximos rumos da campanha. Queremos conquistar nosso direito de ter uma formação qualificada com tudo aquilo a que temos direito!

Reivindicações:

– Por um Regimento de Estágios que contemple a necessidade dos estudantes e que seja condizente com nossa realidade;

– Pela possibilidade de cursar TCC I sem ter concluído Metodologia de Pesquisa, até alteração curricular efetiva;

– Pela possibilidade de cursar TCC I e TCC II em ambos os semestres;

– Pela resolução da questão com os professores afastados por atestado, garantindo que os estudantes possam ter o corpo docente completo;

– Pela entrega rápida e com plena possibilidade de uso da Agência de Publicidade e Propaganda;

– Pela contratação imediata de técnicos que auxiliem os estudantes na formação prática;

– Pelo calçamento e pela construção de uma entrada para pedestres no campus;

– Por uma nova pintura no prédio, reivindicada há muito tempo, com a garantia do Reitor que no começo desse ano já estaria concluída;

– Pela estrutura necessária para o acesso de cadeirantes e deficientes físicos, como rampas na entrada do prédio e dos banheiros;

– Pela colocação de bicicletário no campus;

– Pela implantação de uma biblioteca no campus;

– Por melhor iluminação e melhor segurança, principalmente para os alunos que têm aula a noite;

– Por mais e melhores equipamentos;

– Por manutenções constantes das ilhas de edição;

– Pela garantia de que os estudantes tenham acesso a todo o conteúdo pedagógico de todas as disciplinas que cursarem, contanto com a presença garantida dos professores;

– Por uma reforma curricular que não tecnicize o curso e que garanta um número menor de horas-aula optativas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s