Toda Solidariedade a Greve dos/as servidores/as da UFPR e UTFPR

Toda Solidariedade a Greve dos/as servidores/as da UFPR e UTFPR

 

Nós estudantes do Coletivo Quebrando Muros, firmamos publicamente por meio deste nossa solidariedade a greve dos/das servidores/as da UFPR e UTFPR iniciada no dia 15 de junho. Acreditamos que neste momento é fundamental toda solidariedade possível dos estudantes, isto respaldada na necessidade de cooperação que os setores explorados têm que ter nos enfrentamentos que fazem, resistindo aos ataques do estado, assim como para avançar nas conquistas.

 

Defendemos a greve dos/as servidores/as, porque temos a consciência da justiça de suas demandas e lutas. A redução da jornada, o aumento de contratações, o aumento salarial, a efetivação de trabalhadores temporários são pautas que correspondem aos interesses históricos dos trabalhadores, e agora figuram entre as reivindicações dos servidores da UFPR, UTFPR e todo o país. Sabemos que estas demandas somente poderão ser atendidas com a organização dos próprios/as trabalhadores/as, e que nesse sentido a greve é um dos únicos instrumentos de luta da categoria.

 

É importante destacarmos também que a greve diz respeito a problemas vivenciados diariamente no Hospital de Clínicas, que atende toda comunidade de Curitiba e região, e ainda todas as regiões do Estado do Paraná, hoje este se encontra com 130 leitos fechados por falta de servidores para ocupar postos de trabalho.

 

Sendo assim tal greve transcendendo os interesses imediatos da categoria, que em si já são dignos de nosso apoio, representa o interesse de toda a comunidade que sofre com a precarização e sucateamento dos serviços públicos de saúde.

 

Defendemos a greve ainda pela coragem dos servidores que em época de consensos em torno das políticas públicas proporcionadas pelo PT, resolvem se colocar contra este governo. Governo este do corte de orçamento 50 bi do orçamento nas áreas de interesse público (3,1 bi da educação), e mesmo governo que busca congelar os salários dos servidores/as federais por 10 anos. Apesar do discurso, acirra os processos de privatização, diga-se a maldita tentativa de aprovar a MP520 que criava a empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, esta que teria regime juríco privado mas subsidio estatal, dentre outros processos que ascenam para um longo período de lutas contra a onda neoliberalizante, que foi superada apenas na retórica petista.

 

Tal greve demanda solidariedade dos estudantes, que individualmente tem problemas com o fechamento do RU e das matrículas, porém nestes momentos é que a solidariedade dos setores explorados da sociedade se faz de maneira concreta quando os sujeitos são colocados na situação de abandonar seus interesses imediatos enquanto indivíduos e são chamados a cooperarem com a luta coletiva. Somente na unidade das lutas entre professor@s, estudantes, servidor@s é que conquistaremos uma educação de qualidade, por meio do Poder Popular e da Ação Direta!

 

Íntegra da pauta local de reivindicações na UFPR:

Jornada de 30 horas para todos os trabalhadores;

Democracia: paridade em todos os conselhos, eleições para PROGEPE e Direção Geral do HC/UFPR;

Por uma política de recursos humanos aprovada em Conselho Universitário que auxilie o trabalhador aproximando o técnico-administrativo de seus direitos;

Regulamentação pelo COUN/UFPR do Adicional de Insalubridade, Periculosidade e outros;

Pelo cumprimento do Mandado de Injunção da Aposentadoria Especial;

Contra a desvinculação dos Hospitais Universitários das Universidades;

Pela reabertura completa do Pronto Atendimento e dos 135 leitos fechados do HC/UFPR;

Garantia de que projetos e programas de extensão possam ser coordenados por técnico-administrativos assim como os projetos coordenados por docentes;

Implantação de conselhos paritários e deliberativos para debater e definir as políticas de comunicação da UFPR, incluindo as ações da Assessoria de Comunicação Social e a programação da TV da universidade.
Visite também o site da greve:

http://greveufpr.org/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s