Debate sobre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares: o que você tem a ver com isso?

 

 

A proposta do governo de desvincular os Hospitais Universitários das Universidades Federais e colocá-las sob a gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Inicialmente proposta na medida provisória 520 (MP/520) foi assinada pelo presidente Lula em 31 de Dezembro de 2010. Após aprovação, foi transformada em projeto de lei no dia 5 de julho de 2011 pela sucessora de Lula, Dilma, ambos do PT. A PL 1749 tem sua aprovação na Câmara Federal dos deputados em 20 de Setembro de 2011 e sucessivamente no Senado, em 23 de Novembro.

 

Os Hospitais Universitários são fundamentais para o serviço público de saúde prestado pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná é um exemplo disso – é um dos únicos hospitais de nível terciários do Paraná, tornando-o responsável por grande parte dos atendimentos de alta complexidade no estado (foi o primeiro hospital da América Latina realizar um transplante de medula óssea, por exemplo). Com este projeto da EBSERH, similar ao projeto PSDBISTA das organizações em sua versão federal , os Hospitais Universitários (incluso o HC-UFPR) podem deixar de ser 100% públicos. Isso acarretará em menos leitos para a população, cobrança dos serviços, precarização tanto dos direitos como das condições dos trabalhadores. Terá em seu interior inserida a lógica de produtividade (lucro) como em qualquer empresa privada, precarizando, por fim a atendimentos, ensino (pois o HC-UFPR é u  hospital escola) e trabalho.

 

É necessário participar dos debates e difundir estas informações, forçando que este debate se coloque para todo o público. Esta medida, de acordo com a autonomia universitária, deve passar pelos Conselhos Universitários (instâncias máximas da UFs) antes de sua implementação. Estudantes e servidores podem intervir nesta tomada de decisão.

 

 

Venha debater com a gente a EBSERH quinta-feira (19/04) às 19hs.

 

Local: Salão Nobre da Santos Andrade.

 

 

Realização: Centro Acadêmico Hugo Simas e Coletivo Quebrando Muros

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s