Assembleia Geral d@S estudantes da UFPR aprova apoio a Luta d@s trabalhadores/as e encaminha Luta estudantil

A assembleia geral de estudantes da UFPR ocorreu hoje (dia 15.05.12) no campus Politécnico e lotou um dos auditórios do campus. A assembleia foi realizada com intuito de debater a greve de docentes da UFPR deflagrada em assembleia ontem (dia 14.05.12).

Veja mais em http://www.apufpr.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2017:professores-da-ufpr-aderem-a-greve-nacional-que-comeca-quinta-feira-17&catid=1:apufpr&Itemid=8

Na assembleia, que contou com ampla participação de estudantes da UFPR, foi decidido a favor do apoio a greve dos docentes. Mas a assembleia não se limitou a discutir os problemas enfrentados pelos docentes, como também buscou discutir a relação destes com @s estudantes, o que levou a ampla maioria d@s presentes a aprovar mobilizações conjuntas com os docentes e com os servidores que tem seu indicativo de greve para 11.06.2012.

No debate apareceram questões como o REUNI (Programa de Reforma e Reestruturação Universitária), que em 2007 já foi responsável pela mobilização da comunidade acadêmica (tivemos Reitorias ocupadas no Brasil inteiro!!!), os protestantes da época anteviam o sucateamento das Universidades Públicas frente às metas propostas pelo programa (aprovação 90% e aumento no número de 50% de ingressos, com um incremento orçamentário apenas de 20%). Junto desta discussão temas como a assistência estudantil insuficiente, bolsas que se quer garantem a sobrevivência, poucas casas estudantis, a não existência de uma creche na UFPR e etc. Foi debatido também os ataques do Estado, como as privatizações da Previdência (Funpresp) e dos Hospitais Universitários (EBSRH). Se avizinhando das Universidades o REUNI II, que vem com perspectivas ainda mais privatizantes para as Universidades. Foi falado ainda em problemas nos cursos de ordem estrutural, falta de pessoal, etc. Os presentes não se esqueceram  dos constantes cortes no orçamento da educação e ainda dos não menos constantes incrementos nas verbas da Copa do Mundo…

Com este cenário montado, @s estudantes não deixaram de lembrar as lições deixadas pela Greve de Estudantes e Ocupação da Reitoria do ano passado. Processos estes que afirmaram mais uma vez os instrumentos históricos de conquista: a ORGANIZAÇÃO e a AÇÃO DIRETA. Neste sentido @s presentes na assembleia não se limitaram a apoiar as mobilizações d@s trabalhadores/as da Universidade, mas iniciaram suas mobilizações também, aprovando por unanimidade “estado de mobilização” até a próxima assembleia que terá como pauta Greve de Estudantes. Até a próxima assembleia (29/05/12) @S estudantes se manterão organizados para tocar as mobilizações no comando de mobilização.

O comando terá reuniões todas as segundas-feiras e quintas-feiras às 19 horas no DCE UFPR.

NÃO DEIXE DE PARTICIPAR:

2°s e 5° às 19hs DCE UFPR-COMANDO DE MOBILIZAÇÃO

29.05.2012-Assembleia Geral d@s Estudantes – Local a confirmar.

Pra não sucatear a Educação, Ação Direta e Organização!

“Onde há muros, há o que esconder”

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s