Nota de esclarecimento ao DCE

Em apoio, o coletivo Quebrando Muros abriu espaço em seu blog para que,
como idealizadores de todas as intervenções realizadas no 2º andar do prédio 
do DCE (via edital), nós, Carol, Kzau e Julio, pudéssemos nos manifestar:
Tendo em vista as pichações que ocorreram na última festa realizada no 2º andar do DCE, e, principalmente, as notas lançadas pelo DCE e também pelo coletivo Quebrando Muros, nós, como idealizadores e pintores das intervenções de todo o espaço do 2º andar, resolvemos nos manifestar a respeito – afinal, percebemos que essas discussões, muito além de defender a “arte” e o espaço público, nada mais são do que meros ataques políticos. 
 
A priori, gostaríamos de deixar claro que entendemos que o espaço de integração do prédio do DCE é um espaço da universidade – portanto público – com uma circulação muito grande de pessoas com as mais diversas posições políticas. Justamente por respeitar a maioria das pessoas que frequentam o espaço de integração, em nenhum momento nos propusemos a pintar símbolos ou fazer referência à partido x ou coletivo y, muito pelo contrário: Essa arte é apóloga às lutas do movimento estudantil como um todo. 
Além disso, ressaltamos que esse trabalho só foi “nosso” durante todas as noites e dias em que nos dedicamos para tal – A partir do momento que foi deixado ali, é dos estudantes porque foi feito para os estudantes.
 
Enquanto pintávamos, conversamos inúmeras vezes sobre o fato de que tudo aquilo não duraria muito tempo, mas o suficiente para ser registrado e contar uma história. Por isso que, pensando nessa história, as colunas foram propositalmente deixadas em branco: para que todxs pudessem intervir também – o que realmente acabou acontecendo “de modo sadio” na festa de quinta. Porém, assim como fizemos referência às lutas do ME, sem dar nome aos bois ou favorecer alguém, realmente gostaríamos que isso fosse considerado e respeitado nas intervenções seguintes – entendendo , o que infelizmente não aconteceu e por isso ficamos “levemente decepcionados” em ver que o que foi feito em cima das pinturas não foi um grafite ou algo politizado – são pichações e tags sem nenhum proposito aparente a não ser demarcar território e vandalizar.
 
Enfim, aconteceu: e infelizmente aconteceu na festa do Coletivo Quebrando Muros.
 
Tendo vínculo direto com o coletivo, eu, Carol, devo dizer que confio o suficiente nesses companheirxs para afirmar que ao contrário de algumas intervenções feitas nas colunas, as pichações feitas sobre as pinturas não são de autoria dos mesmos. Primeiro por entender que o coletivo como um todo é adepto às intervenções que sejam politizadas, transmitindo conteúdo em qualquer espaço público –  o que não acontece nas intervenções feitas no espaço, cuja unica finalidade (pelo menos ao nosso ver) é demarcação. Segundo porque muitos deles acompanharam o nosso trabalho e acredito que entendam dedicação e o esforço que nós três tivemos com esse arte durante todos os dias e madrugadas da semana que foram reservadas para a intervenção.
 
Por isso, gostaríamos realmente de entender com que tipo de autoridade o DCE afirma que o coletivo Quebrando Muros é responsável por depredar o espaço, sendo que ninguém provou nada e que o coletivo era somente responsável pela festa e pelo espaço. Quanto a isso, sabe-se muito bem o quão difícil é controlar a festa e todas as atividades que ocorrem lá dentro, principalmente quando o espaço está cheio.
 
Portanto, deixamos claro que o coletivo não deve se responsabilizar pela “limpeza” de nada. Afinal, pegar um pano e passar não vai resolver o problema. Isso exige pegar tintar e fazer uma nova intervenção. Se o caso for, façamos então oficinas de pintura  e intervenções periodicamente com toda a comunidade estudantil – será lindo!
 
Ressaltamos, por fim, que somos a favor da arte e da liberdade de expressão, desde que dosada com respeito à arte alheia – Mas, por gentileza, os lados que nos poupem de se aproveitar da situação para baixos ataques políticos. 
Carol Zanelatto
Lucas Kzau
Julio Teodoro
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s