A assinatura das pautas: mais uma vitória sobre as burocracias!

No dia 05 de Dezembro (quarta-feira), com dezoito dias de atraso em relação ao acordo firmado entre a comissão de negociação da Reitoria de Zaki Akel e a comissão de negociação dos estudantes em greve — afinal, o acordo era de que a Reitoria assinaria as pautas no prazo de  noventa dias após o fim da greve (prazo este que teve término no dia 17 de Novembro, uma vez que a greve se encerrou no dia 17 de Agosto). O motivo deste atraso? O Reitor não queria se comprometer com @s estudantes em greve (representad@s nas assembleias, no comando de greve estudantil local, e por consequência, em sua respectiva comissão de negociação). Por quê? Ele queria respeitar a “institucionalidade”, nossos representantes legítimos, que para o Reitor são o DCE.

O Reitor alegou que os “comandos” se vão, mas a institucionalidade fica, e que as outras categorias já haviam assinado com suas entidades. Sabemos sim que o ideal é que nossa entidade respeitasse as posições tiradas em assembleia e executasse a vontade de sua base, como o fazem as entidades das outras categorias. Porém, vimos que nosso DCE não se comporta de tal forma na UFPR. Pelo contrário: a categoria delibera em assembleia que vai ocupar a Reitoria para obter resposta, e a diretoria da entidade (na época “Nós Vamos Invadir sua Praia”, sucedida pela chapa de continuidade “Quem vem com Tudo não cansa”) lança notas públicas e dá entrevistas reafirmando a posição de criminalização do movimento, fazendo coro junto à Reitoria. O movimento em assembleia delibera que a UNE não nos representa, e “quem negocia em nome dos estudantes em greve é  o Comando Nacional de Greve Estudantil” e não a UNE, e o que faz o DCE? Adere à negociação puxada pela UNE, sendo necessário que tanto DCE como UNE sejam repudiados em assembleia de estudantes na UFPR. É de se entender, então, o porquê de o Reitor não querer assumir o compromisso das pautas com o Comando Local de Greve Estudantil e com as comissões que este comando referendou em assembleia geral, mas sim com seus velhos aliados do DCE. O vergonhoso é que até de “pique esconde” o Reitor quer brincar com o Comando Local de Greve Estudantil, pois se não fosse a persistência de alguns estudantes do Comando Local de Greve Estudantil (CLGE) em conseguir a informação, nós (CLGE) sequer saberíamos do evento da assinatura das pautas, que seria a portas fechadas ao modelo “chá das cinco”. Sabemos qual a intenção do Reitor: se comprometer com quem nada cobra, e mais, dar espaço para a promoção política de uma diretoria de DCE que não só não promove nem se junta às lutas, como as desmobiliza.

Foram algumas semanas contactando a Reitoria para que esta assinasse as pautas, e também para que aceitasse as comissões tiradas em assembleia (e não em salas a portas fechadas do DCE). O fato é que nenhuma conquista nesta greve veio com apoio e auxílio do burocratas, sejam os da Reitoria e  do Governo Federal, sejam os do movimento (carinhosamente conhecidos como Ministério do Movimento Estudantil, ou seja,  representando a posição do Governo Federal no Movimento). Não seria no momento final desta greve , portanto, que deixaríamos de fazer um último embate às burocracias do Estado. Em curtíssimo prazo — duas horas, para ser mais preciso — mobilizamos algumas dezenas de estudantes, mostramos nossa força à Reitoria, e mais uma vez impusemos nossas vitórias sob esta e seu apêndice DCE.

 

Agora, mais uma luta a ser tocada nas comissões, para que lá consigamos fazer os acordos de greve serem respeitados, se necessário já demos mostra de nossa força e lá estaremos para nos fazer ouvidos!

Como sempre no lugar que escolhemos: “Abaixo e à Esquerda!”

Coletivo Quebrando Muros-“Onde há muros, há o que esconder”

Leia aqui quais são as conquistas da greve:https://quebrandomuros.wordpress.com/2012/08/22/greve-estudantil-ufpr-construcao-instrumentos-e-lutas-vitorias-e-resultados-da-greve-estudantil/

Em breve disponibilizaremos aos interessados aqui o vídeo da assinatura das pautas que esta em edição.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s