É amargo mas não é remédio para saúde pública: fora EBSERH!

ebserh

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mas o que é a EBSERH?

A EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), é um projeto do governo federal de tornar os Hospitais Universitários, empresas estatais de direito privado. Mas e o que o isso quer dizer? Quer dizer que nossos hospitais vão operar na lógica privada, ou seja, a lógica da produtividade onde o central não são mais o atendimento aos usuários, mas o cumprimento de metas, a redução de gastos, todos os elementos que compõem a administração empresarial. Não podemos esquecer que o regime de trabalho nas empresas também é diferente do estatutário, pois oferece instabilidade aos trabalhadores que a todo momento estão sujeitos a demissões se não cumprirem as tais “metas”. Temos a face mais nefasta que é a possibilidade de o HC, sobre o regime jurídico da EBSERH, ser terceirizado (o que da no mesmo que privatizado) a uma empresa privada (a exemplo a UNIMED) teria a possibilidade de assumir sua administração. Isso acarretaria na introdução da lógica do lucro no HC, e tal lógica esta acima do bom atendimento a comunidade para empresas, assim quem paga mais recebe o serviço mais rápido, estando o HC sobre o risco de se tornar um Hospital de “porta dupla”, uma porta para os convênios e uma para o cidadão.

Mas isso não prejudica somente a comunidade e os e as trabalhadores/as, como nós estudantes, afinal atualmente o HC é um hospital escola e forma os médicos que se graduam pela UFPR. Invadido pela lógica empresarial/privada podemos ter certeza que pouco a pouco os e as estudantes acabariam por perder este espaço de formação para as empresas. Deste modo como vemos todos perdem com a implementação da EBSERH.

Mas e a Greve não barrou a EBSERH?

Sim impusemos ao COUN (conselho Universitário) da UFPR o veto a EBSERH por meio da Greve da UFPR de 2012. Porém  há muito o Estado brasileiro (dirigido pelo Partido dos Trabalhadores) não vem respeitando a autonomia universitária e deste modo impõem suas (contra) reformas a revelia de qualquer exercicio democrático da comunidade acadêmica. Foi assim com o REUNI e está sendo assim com a EBSERH, a qual o governo já afirmou será implementada por bem ou por mal.

Nos próximos dias a FASUBRA estará mobilizando nas Universidades de todo o Brasil, a comunidade acadêmica e externa, a dizer NÃO a EBSERH mais uma vez agora em um plebiscito.

Diga NÃO A PRIVATIZAÇÃO!

Abaixo aos ataques a autonomia universitária!

COMPAREÇA AS URNAS AMANHÃ E SEGUNDA-FEIRA, EM FRENTE AOS RUs DO POLITÉCNICO E DA REITORIA, NO HORÁRIO DO ALMOÇO E VOTE CONTRA A EBSERH!

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s