Nota de Apoio à greve da UNESP

O Coletivo Quebrando Muros expressa através dessa nota seu apoio à greve de estudantes e servidores deflagrada na segunda-feira, 03/06, no campus da UNESP de Franca.

Acreditamos que as demandas são justas e necessárias para melhorar as condições de trabalho, melhorar a qualidade do ensino público e defendê-lo, principalmente contra planos precarizantes, como é o exemplo do PIMESP (Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista).

Esse projeto cria um “Instituto Comunitário de Ensino Superior (ICES)”, destinado aqueles que fizeram seu ensino todo em escolas publicas. Essxs estudantes teriam de cursar 2 anos de estudos semi-presenciais nesse instituto para depois poderem ingressar na universidade, caso atinjam um rendimento de 70%. Ou seja, é uma proposta que segrega os estudantes, fazendo com que aqueles que tem condições econômicas e sociais entrem diretamente na universidade, e aqueles histórica e socialmente oprimidos fiquem em um grupo a parte. A comunidade acadêmica defende a implementação de cotas sociais e raciais.

(Mais sobre o Pimesp: http://blogueirasnegras.wordpress.com/2013/05/27/falsa-inclusao-pimesp/)

Além disso os estudantes reivindicam pautas relativas à moradia e assistência estudantil e melhoria da segurança. Para termos ideia das condições atuais, as moradias estudantis ficam a 8 km do campus e com relação a segurança, recentemente uma estudante foi estuprada nos arredores da universidade.

Entendemos que é somente através da luta e da mobilização direta das categorias que é possível barrar os ataques do Estado e conquistar melhores condições de trabalho e estudo.

Coletivo Quebrando Muros

“Onde há muros, há o que esconder”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s