Dia 25 de novembro – Dia de Luta pelo Fim da violência contra a Mulher

Nessa segunda-feira, dia 25, é o Dia de Luta pelo Fim da Violência contra a Mulher. Hoje, no Brasil, mais de 50 mil mulheres são agredidas por ano, mesmo após 7 anos de Maria da Penha. Nessa conta entram apenas as mulheres que denunciam, ou seja, não é nem a metade.

Vale lembrar que, dessas 50 mil denúncias, podemos calcular que por volta de 90% sejam denúncias de mulheres da classe média e alta, que têm apoio emocional, psíquico, econômico e familiar o suficiente para passar pelo segundo momento de violência que é estar na Delegacia da Mulher. Milhares de mulheres trabalhadores morrem todo ano de violência doméstica, e ninguém fica sabendo. Não são nem mesmo estatística.

A cultura de violência e ódio contra as mulheres, mesmo após anos de luta feminista, ainda perdura, mais forte do que nunca. E são as mulheres trabalhadoras as maiores vítimas desta. Não bastando a violência doméstica, são diariamente violentadas por seus patrões, pela polícia (braço direito do Estado), e pelo próprio Estado, que não lhes garante um mínimo de condições decentes de trabalho.

São violentadas por serem pobres, por serem negras, por serem mulheres, por serem trabalhadoras. Por terem, muitas vezes, na prostituição, a melhor forma de conseguir sustento para si e para a família. Por terem tripla jornada de trabalho. Por serem mães. Por não terem acesso decente a métodos contraceptivos para não engravidar. Por não terem creches e escolas para seus filhos, e terem que ficar em casa cuidando deles. Ou por ter que deixar seus filhos sem cuidados para cuidas dos filhos dos patrões.

O Coletivo Quebrando Muros convida a todas as mulheres trabalhadoras ao ato desse dia 25, na Boca Maldita, às 17h, contra a violência contra a mulher, e a continuar lutando, diariamente, contra o Estado machista e violento! Com essas mulheres seguiremos lutando, hoje e sempre!

Queremos escribir de nuevo
la palabra MUJER.
Puño en alto mujeres del mundo
hacia horizontes preñados de luz,
por rutas ardientes,
adelante, adelante,
de cara a la luz.
Image

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s