Nota de Apoio à Ocupação da Reitoria da UNISINOS

O Coletivo Quebrando Muros apoia a ocupação da reitoria da UNISINOS, em resposta aos aumentos abusivos nas mensalidades. Apoiamos as táticas de Ação Direta e acreditamos que através delas seremos capazes de defender nossos direitos e fortalecer a luta!

Todo o Apoio aos ocupantes da Reitoria da UNISINOS!

 

Segue a nota oficial da ocupação:

Nota oficial da Ocupação da Reitoria da UNISINOS

Na semana passada foi anunciado pela Universidade a data da votação da proposta orçamentária para 2014 e um novo reajuste das mensalidades. A proposta foi enviada ao DCE com menos de uma semana do dia da votação, que seria realizada pelo Conselho Universitário (CONSUN) no 28 de novembro às 14:00. Em reunião, discutimos e tomamos a decisão de iniciar uma campanha reivindicando que fosse adiada a votação e que uma nova data fosse marcada apenas após a abertura detalhada aos estudantes das contas da Universidade e depois de um amplo debate sobre a proposta do reajuste com os estudantes e suas entidades de base. Produzimos panfleto, pintamos faixas e cartazes e convocamos uma Manifestação no dia da votação tendo como objetivo impedir que a votação fosse realizada.
Nos concentramos em frente ao DCE às 13h e fomos em marcha até o local da reunião , na qual os mais de 23 mil estudantes possuem apenas 3 representantes no dito Conselho. Questionamos: e as entidades de base, os DA’s e CA’s??? E a paridade na hora de votarmos questões importantes e que afetam nossas vidas? São quase 30 representantes (chamados de Conselheiros) que votam sempre a favor das propostas da Universidade. Que democracia é essa?
Fomos impedidos de entrar na sala da reunião e decidimos então Ocupar a Reitoria da Universidade para pressionar pelo atendimento das nossas reivindicações, entre elas a abertura detalhada das contas da Universidade aos estudantes e amplo debate sobre a proposta Orçamentária. Mesmo com nossa manifestação e com a leitura de Carta, contendo nossas demandas, o Conselho Universitário votou pelo aumento da mensalidade, reajustando o valor em 7,95%.
Permanecemos ocupando a Reitoria por tempo indeterminado, pois em nenhum momento o Reitor ou algum representante da administração da Unisinos veio ao nosso encontro. Ao longo da noite realizaremos uma Assembléia para decidir os rumos da Ocupação.

Somos contra esse aumento e queremos ter o direito de decidir!

Estudantes ocupantes da Reitoria

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s