20 anos do Levante Zapatista!

No dia primeiro de Janeiro de 1994 era implantado o NAFTA (Tratatado Norte-Americano de Livre Comércio). Com a justificativa de “ganhar competitividade no mercado internacional”, aprovaram-se diversas medidas vantajosas para a agroindústria americana e desvantajosas para os agricultores mexicanos, além de expandir políticas neoliberais de redução dos direitos trabalhistas. Além disso, foi cancelado o artigo da constituição mexicana que proibia a venda das terras nativas dos indígenas. Nas palavras dos zapatistas, foi assinada uma “sentença de morte para os pobres mexicanos”. 

Nesse contexto, o EZLN – Ejército Zapatista de Liberación Nacional – no mesmo dia em que o NAFTA foi implantado, levantou-se em armas contra o governo mexicano. Após a luta armada, que terminou com um cessar-fogo (em grande parte não respeitado pelo governo), os indigenas mexicanos passaram a organizar-se em comunidades autônomas, governadas de baixo para cima. Posteriormente, decidiu-se que o exército deveria ser subalterno à vontade do povo.

20 anos se passaram desde o levante, e os indígenas continuam se organizando e lutando por trabalho, terra, teto, alimentação, saúde, educação, independência, liberdade, democracia e paz!

Confira o ultimo comunicado lançado pelos EZLN:

http://enlacezapatista.ezln.org.mx/2013/12/22/rebobinar-2-de-la-muerte-y-otras-coartadas/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s