A revolução será transfeminista, ou não será! – Dia da Visibilidade Trans*

Hoje, dia 29 de janeiro, é o Dia Nacional da Visibilidade Trans*. Só em 2013, 121 pessoas Trans* foram assassinadas no Brasil (que se teve notícia).  O ano mal começou e uma mulher trans* foi impedida de utilizar o banheiro feminino do local de trabalho em Salvador, e mais pessoas trans* já foram assassinadas por todo canto do Brasil.

Hoje, o Coletivo Quebrando Muros deseja colocar não apenas suas solidariedade e apoio às pessoas Trans*, mas como também apontar a necessidade de uma revolução social que tenha como base o feminismo intersecional – abarcando as questões de classe, de gênero, de sexualidade e de raça.

Sabemos que ainda hoje existe no feminismo, no movimento gay e também em outros espaços da esquerda, transfobia descarada que não só humilha e agride pessoas trans*, mas como as impede de lutar lado-a-lado conosco pelas mudanças sociais. Os espaços da esquerda ainda são em sua maioria masculinos, brancos e cissexistas, o que é uma incoerência óbvia uma vez que estes são os espaços que se propõem a lutar por uma transformação que traga equidade nas relações sociais para todas as pessoas. E enquanto as pessoas cis, os homens, as pessoas hetero e as pessoas brancas se calarem diante dessas opressões, não reverem seus privilégios e não se proporem a construir um espaço que não só permita, mas que dê voz à todas as pessoas oprimidas, isso não vai mudar.

Somos um coletivo classista libertário, e acreditamos na revolução a partir da construção de um povo forte. E enquanto pessoas libertárias, sabemos que não temos o direito nem devemos deixar que categorias oprimidas sejam excluídas da construção desse povo forte.

Sendo assim, viemos demonstrar toda a solidariedade ao movimento transfeminista, pois acreditamos que através da organização das pessoas oprimidas, as mudanças acontecem. A revolução será transfeminista, ou não será!

Imagem

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s