Moção de apoio à ocupação da Reitoria da UFSC

No dia 25 de março, terça-feira, estudantes que estavam no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), na UFSC, foram abordados por policiais federais à paisana dentro do campi da Universidade, com eles uma pequena quantidade de maconha. Ao verem isso, outros estudantes buscaram auxílio de professores e técnicos administrativos para intervirem na ação policial, entretanto, não houve negociação por parte dos policiais que tentaram levar os estudantes forçosamente para dentro de um veículo. Diante da resistência dos envolvidos frente à operação, os oficiais decidiram chamar o reforço da Polícia Federal e do batalhão de Choque da Polícia Militar que quando chegaram ao local trataram de usar as mais diversas medidas repressivas aos estudantes, técnicos e professores presentes no bosque da CFH.  Ao todo 5 pessoas foram levadas à delegacia, mas foram soltas após assinarem o boletim de ocorrência.

Em nota publicada em seu site (http://noticias.ufsc.br/2014/03/nota-de-repudio/), a Reitoria da UFSC explica que não tinha conhecimento do procedimento policial naquele momento no campi da Universidade, embora a ação pudesse ser cumprida fora das locações da Instituição.No tumulto, muitas pessoas ficaram feridas devido à repressão com bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e balas de borracha. A atuação policial além de ferir a autonomia Universitária demonstrou a irresponsabilidade e incoerência da ação policial, e isso dentro de uma Universidade, pois nas favelas e periferias isso tende a se tornar mais truculento e frequente.

Desde o dia 25, estudantes estão ocupando a Reitoria da UFSC devido ao procedimento policial na Universidade e exigindo a retirada da polícia do campus, um novo projeto de iluminação, o afastamento e punição aos responsáveis pela operação e a revogação do memorando da reitoria que autoriza a PM na UFSC e proíbe as festas. Diante de toda mobilização e retaliação dos estudantes professores e técnico administrativos da UFSC contra a ação da Polícia Federal e Militar, nós do Quebrando Muros manifestamos total apoio à ocupação dos estudantes na Reitoria da Universidade, pois sabemos que somente através da Luta conseguiremos mudar a nossa realidade!

 

Arriba los que luchan!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s