Greve na UFPR: Reitoria fecha as portas na cara dos estudantes e técnicos!

Hoje ocorreu um ato unificado de estudantes e servidores, com cerca de 150 pessoas, para entregar as pautas tiradas nas assembleias das categorias para a Reitoria! Quando chegamos à porta do prédio da Reitoria, demos de cara com as portas fechadas por ordem da pró-reitora que parecia ser a única presente. Decidimos esperar – e fazer muito barulho – até que fossemos atendidos para protocolar nossas pautas e marcar uma reunião de negociação, tanto com servidores quanto com estudantes. A espera e o barulho insistente deram resultado: os pró-reitores resolveram nos receber no prédio D. Pedro II, para protocolar as pautas, com a promessa de que em 24 horas teremos uma resposta e uma data para a reunião de negociação!

Isso não nos surpreende. É a postura que a Reitoria vem utilizando com os servidores há muitos anos, a postura que sempre podemos esperar do Estado para com a classe trabalhadora. Se não tivéssemos insistido na nossa pressão, seríamos mandados embora sem sequer sermos ouvidos!

Isso nos lembra também a greve de 2012, e como corriam as negociações. Muita conversa sem resultado. A Reitoria simplesmente nos enrolava, negociação após negociação, dizendo que nenhuma de nossas pautas podia ser atendida. As negociações só mudaram depois da ocupação da Reitoria, e se conquistamos alguma coisa, foi graças à ação direta do movimento!

O ato de hoje foi muito importante: nos colocamos lado a lado com os servidores, na prática, e mostramos o apoio dos estudantes. Além disso, encaminhar as pautas e marcar a reunião de negociação é um primeiro passo importante, mas devemos ter claro que a luta não acaba aí!

 

Continuaremos lutando, ao lado dos servidores, em defesa da universidade pública e de qualidade!

 

                        Imagem

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s