EBSERH NÃO PASSARÁ! Some-se a luta contra a privatização do Hospital de Clínicas!

EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), é um projeto de privatização do Hospital das Clínicas. Ela cria uma empresa estatal de direito privado que desvincula o HC da UFPR, entregando a gestão do hospital à essa empresa. Isso fere a autonomia universitária, mudando o caráter do hospital. Hoje o HC é um hospital-escola, com foco no atendimento ao público do SUS, atendendo às necessidades inclusive de cidades do interior, que não possuem a infraestrutura necessária para garantir o acesso a saude de alguns de seus pacientes com quadros mais complexos. Com a EBSERH, esse caráter muda o estatuto do HC para o de uma empresa privada, ou seja, visando primariamente o lucro. Isso piora as condições de ensino e de trabalho, e passa a operar como um hospital de porta dupla: uma entrada para os usuários do SUS, e outra pra os usuários que pagam convênios, precarizando ainda mais as condições da saúde pública. (Saiba mais em: www.contraprivatizacao.com.br/2012/03/m…

Na ultima quarta feira, centenas de técnicos, professores e estudantes se juntaram para barrar a privatização do Hospital de clinicas. Graças à ação direta, impedimos que a votação fosse realizada. Tomamos essa postura pois o Reitor, Zaki Akel, já havia garantido publicamente que a votação do Conselho Universitário (COUN) resultaria na adesão à EBSERH. Acreditamos que uma decisão como essa só possa ser tomada após uma ampla consulta à sociedade, e que é uma postura antidemocrática fazê-lo sem isso. 
Realizávamos um ato na reitoria, tomando simbolicamente a porta principal do prédio, para que os conselheiros soubessem da nossa resistência frente à esse projeto. No entanto, o Reitor mudou o local do conselho alegando que impedíamos a entrada dos conselheiros no prédio. Isso não é verdade, visto que há diversos acessos ao conselho universitário e em nenhum momento dissemos que os conselheiros não entrariam. Com a mudança de local, também mudamos nossa postura: o COUN foi remarcado para um local fora do território da Universidade, na procuradoria geral da república, e os conselheiros contrários à EBSERH foram avisados somente 15 minutos antes do inicio, em uma clara tentativa de golpe. Entendendo que essa votação não deveria ser realizada dessa forma, nos colocamos em frente ao prédio. Graças à essa ação e também ao fato dos conselheiros contrários que estavam presentes no COUN terem se retirado da sessão, não houve quórum e a votação não foi feita.

Porém, a pressão da reitoria e do governo federal para que o Conselho Universitário se dobre perante a EBSERH continua forte. Uma nova sessão do COUN foi convocada para esta segunda, dia 9 de junho, às 14h. Se a reitoria acha que a Frente para não perder o HC estar desmobilizada devido ao recesso para a Copa do Mundo esta completamente enganada! Compreendemos a importância da luta para manter o maior hospital publico do estado nas mãos do povo.. Com a derrota da proposta de entrega do HC para a EBSERH na ultima quarta, a pressão pela privatização será ainda maior segunda, mas também ser maior a nossa resistência. Para isso necessitamos de uma mobilização total para o ato dia 9. Convocamos tod_s que lutam contra a privatização da saúde pública para somar forças ao ato em defesa do HC!
Imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s