Dia 28.08 (quinta): A Batalha Final Contra a EBSERH

Barrar a EBESRH

 

 

No dia 28/08/2014, próxima quinta-feira, existe a enorme possibilidade de ocorrer o conselho que finalmente decidirá pela adesão a EBSERH na UFPR, ou não. Dependendo dos Conselheiros, uma meia dúzia (63 conselheiros), todos/as pessoas que jamais usaram nem vão usar o Hospital de Clínicas (HC), irão decidir pelo futuro de um sem número de trabalhadores que dependem do HC tanto porque ali encontram o Hospital que lhes acolhe, como por ser seu local de emprego (emprego este que será precarizado pela EBESRH, provavelmente terceirizado).

Desta forma, somente podemos confiar na força dos de baixo, daqueles que dependem do Hospital a sua defesa integral, ou seja, somente a força das ruas pode barrar a privatização do HC por meio da EBSERH.

Por isso, contamos com a sua presença em mais esta batalha, a batalha final contra esta nefasta medida do governo federal e seus lacaios.

EBSERH NÃO PASSARÁ!

A NOSSA LUTA É TODO DIA SAÚDE PUBLICA NÃO É MERCADORIA!

TODOS AO COUN DO DIA 28 BARRAR A EBESRH!

LEIA O JORNAL DA FRENTE DE LUTA PARA NÃO PERDER O HC: Frente de Luta pra Não perder o HC

 

ATO PÚBLICO EM DEFESA DO HC
28 de agosto, quinta-feira
(No pátio da reitoria da UFPR, a partir das 8hrs da manhã)

 

PARTICIPE E DIVULGUE O ATO DO DIA 28.08 (QUINTA):

https://www.facebook.com/events/813860188647576/

BARRAR A PRIVATIZAÇÃO! O HOSPITAL DE CLÍNICAS PERTENCE AO POVO!
Os trabalhadores e estudantes da UFPR estão lutando há anos contra a privatização do HC. Em 2012, graças à forte greve realizada pela comunidade universitária, conseguimos aprovar no Conselho Universitário (COUN) uma resolução contrária à EBSERH: a Resolução 23/2012, que continua vigente.

Desde então, o governo federal vem estrangulando o orçamento do hospital em benefício do setor privado. Ao mesmo tempo, a imprensa retrata de forma tendenciosa o sucateamento, apresentando a privatização como “única alternativa” para o HC. Para piorar, no Paraná, infelizmente, parte do judiciário também está a favor da privatização. Apoiado nesses “aliados”, o Reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, e seus amigos privatistas “mudaram de ideia” e agora querem aprovar a EBSERH no COUN, contrariando a resolução que eles mesmos aprovaram em 2012!

Para realizar essa insanidade, promoveram duas reuniões ilegais do COUN, nos dias 4 e 9 de junho, sem a devida convocação, fora da universidade e protegidos por forte aparato policial (segurança privada, Polícia Militar e Polícia Federal).

A comunidade reagiu e realizou dois grandes protestos, barrando a privatização. A reunião do dia 9 de junho, ocorrida na sede dos Correios, foi cancelada pela Justiça Federal, porque a convocatória descumpria o regimento do Conselho. O Reitor queria reunir apenas os partidários da privatização, por isso não divulgou o local com a devida antecedência.

O HC é do Povo, quem deve decidir sobre seu destino é o Povo!
Nós da Frente de Luta Pra Não Perder o HC entendemos que a decisão sobre a privatização do HC não pode ser tomada por “meia dúzia de senhores” (63 conselheiros), que sequer usam o hospital ou o SUS. Uma decisão como essa só pode ser tomada de forma democrática consultando a comunidade (pacientes, usuários, trabalhadores e estudantes) através de assembleias comunitárias e plebiscitos com todos aqueles que dependem do Hospital de Clínicas. Por isso, defendemos que a UFPR realize um plebiscito em todo o estado do Paraná, para ouvir a população!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s