[CURITIBA] 1º ELVIRA 2015 – Revolução Curda

O Grupo de Gênero do Coletivo Quebrando Muros convida a todxs para o primeiro ELVIRA de 2015!

O ELVIRA é um Círculo de Estudos Feminista Classista, que tem como intuito entender e aprofundar o debate sobre a relação entre Feminismo, Luta de classes e outras lutas de resistência.

Nesse primeiro encontro do ano abordaremos o protagonismo e auto-organização das mulheres na Revolução Social do Curdistão.
Na região do Oriente Médio, mais especificamente nas fronteiras da Síria, Turquia, Irã e Iraque, há um cinturão denominado Rojava onde um processo revolucionário está ocorrendo. Nessa região, o povo curdo – que há tempos luta por sua autodeterminação e independência – está construindo uma nova forma de organização social pautada pela democracia de base, anticapitalista, antiestatal e pela libertação das mulheres.

Nesse processo as mulheres são protagonistas do movimento, e além de pegarem em fuzis para combater os ataques do Estado Islâmico, organizam-se em uma brigada própria (Unidade de Proteção das Mulheres – YPJ) para influenciarem na organização dessa sociedade e combaterem os regimes opressivos da região e de seu próprio povo.

A ideia é discutirmos não somente a luta das mulheres curdas, mas relacioná-la a outros processos de resistência e entender o que isso tem a ver com a nossa realidade, na prática.

Vem! 🙂

Data: 01 de Abril – Quarta-feira
Horário: 18h30
Local: 4º andar do prédio D. Pedro II – Reitoria UFPR

Elvira Boni

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s