[Curitiba] Círculo de Estudos em Sindicalismo Revolucionário – 11/04/15

Houve um tempo em que os trabalhadores, organizados em seus sindicatos, acreditavam na greve, e mais ainda na Greve Geral, como ferramenta para a transformação das suas condições de trabalho e um caminho efetivo de transformação social. Essa convicção da classe trabalhadora foi forjada na ação contra condições de exploração, como jornadas exaustivas de trabalho, salários miseráveis, trabalho infantil, etc. A luta operária se fundamentava nas ideias de independência frente a partidos políticos, ação direta, reivindicações econômicas imediatas como motor da luta de classes e contra o capitalismo. Esse foi o contexto do 1º de Maio de 1886 e, no Brasil, da Greve Geral de 1917, a “Greve dos Braços Cruzados”, que parou o país e garantiu vários direitos trabalhistas que se mantém até hoje.
Após o período revolucionário do sindicalismo brasileiro no início do séc. XX, e das várias conquistas da Greve Geral, o movimento passou por um processo de burocratização, iniciada com as políticas getulistas e que teve seu auge durante a ditadura civil-militar, entre 1964-1985. Com a redemocratização, o sindicalismo no Brasil ensejou retornar à sua tradição revolucionária, entretanto, tal objetivo declinou já em 1988, no III CONCUT, quando da vitória da posição burocratizante da corrente Articulação, organicamente ligada ao PT, e com ascensão ao poder do Partido dos Trabalhadores em 2003, passando a CUT a identificar sua política com as diretrizes de conciliação de classes defendidas pelo novo governo.
Entretanto, apesar do cenário adverso, o Círculo de Estudos sobre Sindicalismo Revolucionário convida-nos, espíritos rebeldes, inconformados e libertários, a resgatarmos aquela tradição sindicalista revolucionária e seu programa de autonomia e de protagonismo da classe trabalhadora.
Para isso, iniciaremos nossas atividades no dia 11/04/15, às 15h00, na Sede do Núcleo Sindical Curitiba Norte, Rua Mal. Floriano, 306, conj. 83, 8º andar.

A dinâmica do círculo de estudos será a discussão de temas relevantes para o sindicalismo contemporâneo. Usaremos textos, filmes e experiências para enriquecer e dar subsídio às nossas discussões. No primeiro encontro, usaremos o texto Sindicalismo e Movimentos Sociais, de Alexandre Samis.

Você pode baixar o texto nesse link:

Recapitulando:
Data: 11/04
Horário: 15h
Local: Sede do Núcleo Sindical Curitiba Norte, Rua Mal. Floriano, 306, conj. 83, 8º andar.
iwaait
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s